terça-feira, 11 de setembro de 2007

Um pouco da história de São Jorge (Baseada em entrevistas com nativos e moradores da cidade)




A Vila São Jorge, antigamente chamado de Baixa, é um município de Alto Paraíso. Um padre novo chegou na cidade e levou um novo santo para a igreja. Resolveu então mudar o nome da vila de Baixa para São Jorge, em homenagem ao Santo.
Os primeiros moradores começaram a comprar terras no local para a extração de cristais. A procura pela cidade era de garimpeiros. Por isso até hoje a cidade tem um grande atrativo de pedras e cristais a preços acessíveis.
Com a Segunda Guerra Mundial, o garimpo de cristal se desenvolveu muito, pois o cristal era utilizado na fabricação de armas. A tecnologia que desenvolveu o cristal sintético e o fim da guerra fez com que o comércio das pedras decaísse.
Com a criação do Parque Nacional em 1961, garimpeiros foram estimulados a tornarem-se guias turísticos para mostrar a visitantes as cachoeiras e passeios. E com isso desestimular o garimpo. Restaram garimpos clandestinos, mas que não eram de grande importância. A partir dai a cidade começou a se tornar um centro de Ecoturismo.
Hoje conhecida também por sua cultura de festas típicas, do tipo: São João, a Semana Cultural, sanfoneiros e grupos de músicos da cidade, também o Cavaleiro de Jorge que é um centro comunitário que promove eventos e atividades com crianças e adolescentes da cidade.
Uma Vila pequena e muito aconchegante, sempre cheia de jovens e famílias á procura de diversão e relaxamento físico e mental. Participando de movimentos culturais e apreciando belas cachoeiras e passeios de contemplação.
Sejam bem vindos a Vila De São Jorge.


* foto do centro comunitário Cavaleiro de Jorge.

Nenhum comentário: